Setores que mais contratam jovens para trabalhar
Para quem está buscando uma primeira oportunidade de trabalho, a carreira de jovem aprendiz pode ser uma ótima solução. Segundo Rafael Oliveira, coordenador de filiais do Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep), os primeiros meses do ano costumam ser bastante aquecidos na contratação de jovens aprendizes.
Oliveira destaca que as empresas, inclusive os bancos, não exigem experiência prévia dos candidatos – como é o caso do programa Jovem Aprendiz Santander e outras instituições privadas.
No entanto, elas esperam que os potenciais contratados demonstrem interesse e energia para se empenhar nas tarefas propostas. Por isso, é importante que os candidatos mostrem-se motivados e dispostos a aprender, já que esse é um momento fundamental para o início da carreira profissional.
Setores que mais contratam jovens para trabalhar
Conforme explica Rafael, a Indústria e o Varejo são os dois segmentos que mais contratam jovens aprendizes atualmente. Empreendimentos de médio e grande porte são obrigadas a ter entre 5% e 15% da mão de obra composta por aprendizes.
As grandes empresas de vendas costumam ser o berço das oportunidades que esses jovens precisam. Elas têm plano de carreira para os jovens aprendizes, que podem começar etiquetando ou embalando produtos e, em seguida, aprender sobre o funcionamento da empresa na área administrativa, nas finanças e na contabilidade, por exemplo.
Ademais, essa é uma grande oportunidade para que os egressos do ensino médio e recém-contratados aprendam e se desenvolvam em suas carreiras profissionais, enquanto também contribuem para o sucesso da empresa em que trabalham.
É importante que eles estejam motivados e empenhados em aprender, já que isso pode ser um diferencial na hora de conseguir uma vaga de emprego ainda melhor no futuro.
Dicas para o jovem aprendiz
A energia e o interesse do jovem em aprender são requisitos importantes – e um diferencial relevante – para as empresas.
Utilizando uma analogia com o futebol, Rafael ressalta que não basta apenas se dedicar nas finais, é preciso ter a mesma postura durante todo o campeonato.
O comportamento do jovem no trabalho deve ser constante, e não apenas quando o gestor está presente. É importante incorporar essa postura na rotina corporativa para ser bem-sucedido na carreira. Grandes empresas do ramo industrial e varejista são obrigadas a ter uma parte de seus funcionários como jovens aprendizes, e muitas delas oferecem plano de carreira para esses profissionais.